Editores associados internos


Ana Izabel Jatobá de Souza

Enfermeira graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina e em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina na área de saúde da criança e do adolescente. Membro do Laboratório de pesquisa e tecnologia e inovação na saúde da criança e do adolescente (GEPESCA/UFSC). Possui experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem do Cuidado da Criança e Família, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria, atenção primária na saúde da criança e do adolescente, oncologia pediátrica e saúde mental, entre outros.

Gisele Cristina Manfrini

Enfermeira graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Especialista em Enfermagem no Cuidado à Família pela UFSC e em Terapia Familiar e de Casais, pela GRUPPOS, Uniguaçu. Mestre e Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Menção honrosa no Prêmio CAPES de Teses em 2012 - Título da tese defendida: Rotinas e rituais de cuidado em famílias rurais na transição inesperada do pós-desastre. Docente Adjunto no Departamento de Enfermagem da UFSC, na disciplina O Cuidado no Processo de Viver Humano V - Atenção Básica e Saúde Mental. Docente e tutora na Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFSC - REMULTISF. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC - PEN/UFSC. Sub-coordenadora da COREMU e na REMULTISF. Possui experiência assistencial na área de Enfermagem em Atenção Primária à Saúde, Atenção Psicossocial e na Educação Permanente. Vice-líder do Laboratório de Pesquisa em Enfermagem e Promoção da Saúde (LAPEPS). Atua principalmente nos seguintes temas: atenção primária à saúde, atenção psicossocial, saúde mental, saúde da família, ciclo vital familiar, modelos teóricos de enfermagem familiar, desastres e emergências de saúde pública, promoção da saúde, interdisciplinaridade e violência intrafamiliar.

Laura Cavalcanti de Farias Brehmer

Enfermeira graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Saúde Pública pelo Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSC. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Laboratório de Pesquisa sobre trabalho, ética, saúde e enfermagem - PRÁXIS. Atua nas seguintes áreas de estudo: Enfermagem em Saúde Pública, Saúde Coletiva, Atenção Primária à Saúde, Educação e Trabalho em Enfermagem/Saúde, Ética e Bioética.

Melissa Orlandi Honório Locks

Enfermeira graduada em Enfermagem e Especialista em Gestão dos Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela UFSC. Atuou no Hospital Universitário/UFSC (2002-2014), como Coordenadora de Enfermagem do SAMU de Santa Catarina e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HU/UFSC. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Vice-líder do Laboratório de Pesquisas e Tecnologias em Enfermagem, Cuidado em Saúde a Pessoas Idosas (GESPI/UFSC)- GESPI/NFR/PEN/UFSC.

Monica Motta Lino

Enfermeira graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2007. Especialista em Saúde da Família; e em Educação à Distância. Mestre e Doutora em Enfermagem pela UFSC, com período sanduíche na Escola Superior de Enfermagem do Porto - Portugal (ESEP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – PEN/UFSC e do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora de Tutoria dos Cursos EaD UFSC. Líder do LITES/CNPq - Laboratório Interdisciplinar em Tecnologias Educacionais em Saúde. Membro da FINE - Federação Internacional de Enfermeiros Educadores (União Europeia). Segunda Secretária da RIIEE Brasil - Rede Iberoamericana de Investigação em Educação em Enfermagem. Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2. Atua como pesquisadora na linha de em Educação em Enfermagem e Saúde, com ênfase em: Inovação e tecnologias educacionais; Metodologias Ativas; Educação Permanente em Saúde e Revisão Sistemática/Escopo.

Natália Gonçalves

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto em 2009. Especialista em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva -UNAERP. Doutora em Enfermagem pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem EEUSP/EERPUSP. Pós-doutorado na Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas. Professora adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas e Tecnologias em Enfermagem e Saúde à Pessoas em condições Crônicas - NUCRON e Corresponding Reference Group of The Joanna Briggs Institute Research and Innovation- Royal Adelaide Hospital. Editora-chefe da Revista Brasileira de Queimaduras e Membro do Comitê de Enfermagem da Sociedade Brasileira de Queimaduras. Possui experiência clínica em cuidados críticos e cirúrgicos, pessoas com feridas e que sofreram queimaduras. Atua no Grupo Interdisciplinar de Cuidados com a Pele do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas nas seguintes linhas de pesquisa Fundamentos Teóricos e Filosóficos do Processo de Cuidar em Enfermagem, Processo de cuidar do Adulto com Doenças Agudas e Crônicas Degenerativas, Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: queimaduras, reabilitação, condições crônicas, processo de cuidar, qualidade de vida, feridas, autocuidado e dermato-funcional.